Em nossa sociedade, o médico é responsável por cuidados preventivos e curativos relacionados à saúde de toda a população. No dia 18 de outubro, Dia de São Lucas, o santo padroeiro da Medicina, celebramos a importância deste profissional. Graças a ele, podemos receber orientações sobre como levar uma vida mais saudável.

A Medicina é uma das áreas do conhecimento que mais exigem responsabilidade e comprometimento de quem a exerce. O bom médico investe constantemente em renovação e aperfeiçoamento, mantendo-se informado sobre novas conquistas científicas e preparado para novas enfermidades.

Mas, além de embasamento prático e teórico, a profissão exige também muita empatia, já que lida prioritariamente com seres humanos em situações de fragilidade física e/ou mental. A relação entre médico e paciente precisa ser fundamentalmente fluida e tranquila para que o tratamento tenha o sucesso esperado. Quanto mais à vontade o paciente se sentir para falar do que lhe aflige, mais fácil e mais rápido será o diagnóstico e a terapia.

No caso dos dermatologistas, o foco está no tratamento da pele, cabelos e unhas, nos âmbitos clínico, cirúrgico e estético. A rotina deste médico é mais ambulatorial, ou seja, atendimentos clínicos, pequenos procedimentos cirúrgicos e tratamentos estéticos são realizados no próprio consultório. Mas, é claro, algumas atuações mais complexas requerem um centro cirúrgico.

A medicina não é apenas uma profissão, é uma escolha de vida. É assumir a responsabilidade e se comprometer a cuidar da vida do outro como se fosse a sua própria.

Por isso, neste dia do médico, parabéns aos colegas que, com orgulho, exercem a medicina diariamente.