Parece besteira, mas recebo um número razoável de consultas de pessoas com machucados e ralados de pequenos acidentes que estão cuidando inadequadamente de suas feridas.

Então aqui vai um pequeno passo-a-passo:

1- Após sofrer uma queda, a primeira coisa a fazer é limpar a ferida. Lavar com água e sabão (pode ser sabão comum mesmo) com bastante cuidado, removendo todas as sujidades aparentes.

2- Após essa primeira limpeza é conveniente aplicar um liquido ou spray antisséptico para evitar infecções. Mas atenção: nos dias subsequentes a ferida deve ser apenas lavada com água e sabão ou jatos de soro fisiológico. Aplicar água oxigenada, álcool e spray antisséptico diariamente pode prejudicar a cicatrização!!!!

3- Aplicar camada espessa de um creme cicatrizante (com dexpantenol, por exemplo) ou vaselina sólida e cobrir a ferida com gaze (se houver necessidade) e esparadrapo do tipo micropore. Esses curativos devem ser trocados pelo menos 1 x ao dia.

4- Manter a ferida coberta até a completa cicatrização. Um ambiente úmido comprovadamente ajuda na cicatrização. Nada de deixar a ferida aberta, para “arejar”.

5- Um pouco de vermelhidão ao redor do machucado e drenagem de secreção fluida transparente é normal nos primeiros dias. Se houver um halo de vermelhidão muito maior que o tamanho da ferida ou secreção purulenta (amarelada e opaca), isso pode ser sinal de infecção e é recomendável procurar assistência médica.