Quando o verão vai embora, o outono traz consigo um clima frio e seco, com chuvas e ventos fortes. Nós sentimos na pele os efeitos dessa mudança. A boa notícia é que há alguns tratamentos para garantir que a cútis continue bem cuidada apesar da estação. Saiba quais são eles:

1)     Limpeza profunda

Se o clima muda, os cuidado com a pele também devem ser renovados. É preciso estar atento à limpeza e à hidratação. Sabonetes neutros, líquidos e tônicos suaves limpam sem agredir e são bastante recomendados para esta época. Para hidratar, cremes e hidratantes (sem óleo para quem tem pele oleosa) podem ser usados logo após o banho.  Invista em produtos com componentes antioxidantes para o rosto e o corpo e em itens à base de óleo de amêndoa, aloe vera e ureia especialmente para o corpo.

2)    Protetor solar

Filtro solar é item chave para qualquer estação. Se o FPS for 30, significa que o produto protege 30 vezes mais o tempo do bronzeamento, porém o mais indicado é o fator 60. Além de proteger a contra o envelhecimento precoce, diminui os riscos de desenvolver câncer.                                   

3)    Lábios macios

Os lábios também sofrem com as inconstâncias do clima e são afetados pelo ressecamento e as famigeradas rachaduras. Isso acontece porque eles não produzem glândulas sebáceas como o resto do corpo, então ficam mais suscetíveis ao ressecamento. Invista em hidratantes labiais com vitamina E,  lanolina, pantenol, ceras vegetais, além de protetores com FPS.

4)   Mãos/cotovelos e pés/joelhos

Como a pele é mais espessa nessas regiões por conta da deficiência de lubrificação natural, você pode usar cremes e hidratantes à base de uréia e/ou glicerina, sempre que necessário. Essas substâncias esfoliam e afinam a pele.   

5)    Beba água

No Outono e no inverno costumamos não sentir tanta sede, mesmo assim o corpo precisa de água. Quanto maior a hidratação, menor a chance de desenvolver problemas relacionados à baixa temperatura. 

Também é recomendado trocar o ar-condicionado por um umidificador para evitar problemas respiratórios e o ressecamento da pele.

Consulte o seu dermatologista e saiba mais sobre os cuidados com a pele no outono.

Fonte: SBDRJ